Logo Patosja

Ministério da Saúde vai distribuir 2,5 milhões de canetas reutilizáveis para insulina 

Acesso é gratuito nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) mediante prescrição médica

Por: Redação PatosJá

Fonte: Ministério da Saúde - Lorena Teixeira

Publicado em: 19:03 17-09-2025

Compartilhar:

Acesso é gratuito nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) mediante prescrição médica

O Ministério da Saúde vai receber 2,5 milhões de canetas reutilizáveis para a aplicação de insulina no Sistema Único de Saúde (SUS). Os dispositivos foram enviados aos estados neste mês e serão destinados ao tratamento de pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2.

Mais de 321 mil canetas já foram entregues e, até outubro, mais 2,2 milhões de unidades devem ser recebidas e distribuídas para totalizar a quantidade estimada. O produto é indicado para administração das insulinas NPH e regular, com validade de três anos. 

Vale destacar que a reutilização das canetas representa uma mudança importante na política de saúde do SUS, trazendo diversos benefícios, como uma maior precisão na dosagem e aplicação, melhor adesão dos pacientes, praticidade e sustentabilidade.

O acesso é gratuito nas UBS com prescrição médica. No novo produto, o refil do medicamento deve permanecer acoplado até o uso da última dose. A mudança de tecnologia exigiu que a empresa fornecedora disponibilizasse um quantitativo maior de dispositivos.

Para garantir o uso correto do dispositivo, o Ministério da Saúde está tomando algumas medidas: o paciente poderá retirar apenas os tubetes (refis) necessários para o tratamento, assim como apenas uma agulha descartável poderá ser oferecida a cada paciente por dia.
Leia também